Publicidade

domingo, 15 de janeiro de 2012

Kyocera lança celular sem alto-falantes!

A Kyocera apresentou uma proposta ousada na CES 2012, em Las Vegas. Montada em um protótipo desenvolvido em parceria com a KDDI Labs, a ideia é que o telefone não use microfones e alto-falantes. Assim, ele poderá ser utilizado em ambientes com muito barulho, como fábricas e siderurgias, onde normalmente não é possível conversar com outras pessoas pelo telefone.


A ideia parece confusa, mas ele possui um método para capturar o que você quer dizer (e escutar) em uma conversa: sem microfone, o telefone faz uso de um minúsculo chip de 0.6 mm, capa de detectar pela vibração dos ossos do seu rosto o que está sendo dito. Reconhecendo as pequenas vibrações, ele transmite o áudio para o seu interlocutor.
Para escutar a conversa, a ideia é ainda mais estranha. Um telefone convencional leva o áudio para um alto-falante, e assim para fones de ouvido. Esse protótipo, no entanto, faz com que esse som vá direto para a parte traseira do telefone, fazendo o mesmo vibrar. Essa vibração será imperceptível ao usuário, mas será suficiente para transmitir o som para dentro da sua cabeça e tímpanos, dando a sensação de que o som vem de um alto-falante, mas diretamente para o usuário.
Graças a essa tecnologia, é possível usar o telefone mesmo quando alguém estiver utilizando um protetor de ruído externo, encontrado em ambientes industriais, que ajudam a preservar a audição do trabalhador.
Como ele funciona todo por este método de detecção, o telefone precisa estar em contato direto com você durante a chamada o tempo inteiro - e você não terá um telefone com um "viva-voz virtual" (mesmo porque os "fones de ouvido", nesse caso, é você mesmo). A vantagem é que além de ouvir as chamadas em locais onde normalmente é impossível ter uma conversa, essa comunicação se torna bastante privada.
Uma das situações simuladas durante a demonstração do protótipo mostra um uso trivial: mesmo se você estiver ouvindo uma música com fones de ouvido, é possível ouvir claramente a outra pessoa da chamada. Normalmente somos obrigados a interromper a reprodução musical para uma conversação de qualidade.
O telefone ainda está em desenvolvimento, mas já é considerada uma proposta promissora. Resta saber se os deficientes auditivos terão o mesmo benefício. A Kyocera deve responder essa questão em breve, com o avanço nas pesquisas de futuras funcionalidades do produto.

Fonte: TechTudo


15 comentários:

  1. eu achei meio confusa a proposta do aparelho.. mas é bastante inovadora, tomara que dê certo.. :D


    ---------

    O Fantástico Mundo de Letícia -
    UM BLOG SOBRE TUDO, TUDO MESMO!

    Última Matéria: Estupro ao vivo em Reality Show, é isso mesmo produção?

    http://ofantasticomundode-leticia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Daqui a pouco o celular faz tudo, exceto falar ao telefone

    ResponderExcluir
  3. sem auto-falante? tem que dar pra um funkeiro então

    ResponderExcluir
  4. Não sei se essa idéia foi tão boa assim rsrsrs

    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahsuashaushaushuas. Verdade, tem que dar esse celular para um funkeiro! :P
    Enfim, achei uma ideia bem inovadora, apesar de confusa. Eu compraria se estivesse no meu orçamento (com certeza não vai estar...).

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos não vou ter que escutar brega no ônibus. vAI SER PROMISSORA SIIM! ASAHUSHAUHS
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante para determinados ambientes....

    ResponderExcluir
  8. Parece uma ótima ideia!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Serve muito bem pra um Funkeiro kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. essa marca tava meio sumida

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Os funkeiros tem qe aderir.. kkkkk

    Blog Atualizadoo!!! Dá uma passadinha lá, vs vai adoraar!!!!

    http://echidellanima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parece legal até que não de problemas né! rs

    ResponderExcluir

Publicidade